Atlético x Tolima: Galo busca melhorar classificação geral e Hulk esmagar mais um recorde
Por: Hugo Fralodeo, do FalaGalo, em Belo Horizonte
É mais uma noite de Copa e depois de garantir a classificação na vitória que o colocou como o detentor do recorde histórico de invencibilidade na Libertadores, o Galo reencontra o Tolima, no encerramento da fase de grupos e agora parte em busca da melhor colocação geral possível, para contar com a vantagem de decidir nos braços da Massa, conforme vá avançando na competição.
E importância não falta para esta partida, além de valer uma boa posição entre os primeiros colocados e, claro, ampliar a invencibilidade na maior competição sul-americana, o jogo desta noite guarda mais um atrativo para o Atleticano.
Artilheiro pode esmagar mais um recorde
Como se tornou habitual para o Atlético, esta pode ser outra noite histórica no Gigante da Pampulha. As atenções estão voltadas para o pé esquerdo do artilheiro do Brasil e do novo Mineirão, pois, somando 10 gols nas duas edições que disputou com o manto Alvinegro, se marcar hoje, Hulk pode igualar ou até mesmo ultrapassar Jô (com 11 tentos) na artilharia geral do Galo na Copa Libertadores.
A matemática da classificação
Já garantido nas oitavas, com 11 pontos e na ponta do grupo D, o Galo assegura a liderança da chave até com uma catastrófica derrota por quatro gols de diferença, que ainda teria melhor saldo de gols (primeiro critério de desempate) que os colombianos. O Tolima avança em 2º com um empate frente ao Galo ou um tropeço do del Valle diante do América no Equador, em jogo que acontece simultaneamente à partida no Mineirão.
Na classificação geral, o Atlético figura atualmente na 5ª posição, e q melhor colocação que pode chegar é a 3ª. Vencendo o Tolima por qualquer placar, supera o Estudiantes, atual 4º colocado geral com 13 pontos, mas, para alcançar a terceira posição, precisa secar o River Plate que, com 13 pontos, classificado e líder de sua chave, recebe o já eliminado Alianza Lima em Buenos Aires, às 19 horas. Se o River sofrer uma improvável derrota, uma vitória simples do Galo é suficiente para ultrapassar os millonarios, caso dê empate, o Atlético precisaria bater o Tolima por uma diferença de três gols.
Titulares de volta e desfalques na frente
Não é de hoje que Turco tem dificuldades para montar o ataque, já que Zaracho, Vargas e Keno seguem tratando suas lesões musculares no joelho e continuam sem previsão de retorno.
Mas, se faltam peças importantes na frente, a defesa está reforçada. De volta após período de isolamento por conta da COVID-19, Everson retorna; e Dodô, recuperado de cirurgia no joelho direito, já treina normalmente desde a semana passada e pode reaparecer entre os relacionados.
Sendo assim, Everson reassume seu posto na meta; preservados da viagem ao Espírito Santo, Guilherme Arana, Jair, Nacho e Hulk retornam ao time titular, e a vaga no ataque deve permanecer com Sasha, titular nos últimos dois jogos.
Para o mata-mata, a contagem de cartões é zerada, mas Nathan Silva está pendurado. Caso o zagueiro seja amarelado hoje, estará fora do primeiro jogo das oitavas.
FICHA TÉCNICA:
Atlético x Deportes Tolima
Motivo: 6ª rodada do grupo D da Libertadores
Horário: 21h00
Local: Mineirão
PROVÁVEL ATLÉTICO:
Everson, Guga, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho; Ademir, Sasha e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed
PROVÁVEL TOLIMA:
Domínguez; Marulanda, Quiñones, Moya e Hernández; Rovira, Ureña e Cataño; Plata, Ibargüen e Rangel. Técnico: Hernán Torres
ARBITRAGEM:
Árbitro: Patricio Lusteau (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
RETROSPECTO:
1 jogo, 1 vitória; 2 gols a favor
ONDE ASSISTIR:
ESPN, Star+ e Facebook Watch
QUEREMOS A COPA! HOJE TEM GALO!