Bica, base: resumo das categorias de base entre 13 e 19 de setembro

Foto: Bruno Sousa

 

Por: Vinícius França

No ar mais uma edição do quadro “Bica, base!”. O intuito deste é relatar, semanalmente, o que aconteceu nas categorias de base do clube nos últimos dias. Chegadas, saídas, partidas realizadas e mais. Tudo você acompanhará aqui. Os dias considerados foram entre 13 e 19 de setembro.

SUB-16
Semana fechada com título na categoria Sub-16. Na finalíssima da Copa União, na quinta-feira (16), a equipe comandada pelo técnico Joãozinho entrou em campo na Cidade do Galo decidindo o título do torneio contra o Minas Boca. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, o Atlético venceu por 4 a 3 nas penalidades máximas. Os gols do tempo regular foram marcados por Pedro Barbosa e Kedson.

O Galinho finalizou a Copa União Sub-16, após nove jogos, de maneira invicta, tendo ainda o melhor ataque (35 gols marcados) e a melhor defesa do torneio (10 gols sofridos). Pedro Barbosa foi o artilheiro alvinegro na competição com sete gols marcados.

SUB-17
Na última semana a equipe Sub-17 entrou em campo em apenas uma oportunidade. O duelo, válido pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro da categoria, ocorreu no CT do Coimbra, em Contagem. E o Galinho goleou o Futgol por 4 a 1 na manhã de sábado (18), contando com os gols de Felipe Moura, Hamilton, Lucas Pessoa e Yan. Com o resultado positivo, o Atlético mantém a segunda posição, com 12 pontos conquistados em 15 possíveis, ficando a três do rival Cruzeiro. Nesta semana, o time comandado por Lucas Batista volta à ação na Copa do Brasil.

SUB-20
Na quarta-feira (15), a equipe Sub-20 retornou aos gramados pelas quartas de final do Campeonato Mineiro. Depois de vencer o Nacional de Muriaé na ida por 4 a 0 em duelo disputado na Zona da Mata Mineira, o Galinho reencontrou o triunfo contra o NAC mais de um mês depois da ida, todavia, desta vez por 2 a 0. Os tentos alvinegros foram marcados por Diego Acosta e Emanuel Pereira. Na semifinal, o Atlético enfrentará o arquirrival Cruzeiro, com o primeiro embate já nesta semana.

Já pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time comandado por Marcos Valadares visitou o Fortaleza em Maracanaú-CE. No CT Ribamar Bezerra, um jogo muito pegado e com duas expulsões. Enquanto as equipes estavam com onze jogadores cada, o Galinho era pior, mas abriu o placar com Rubens, em uma cobrança de falta ensaiada. Após a expulsão e com a defesa ainda desorganizada, o Atlético sofreu o empate. Até o fechamento deste material, o alvinegro mantém a liderança do torneio, agora com 31 pontos conquistados em 16 partidas, mas pode ser ultrapassado pelo São Paulo.

AGENDA DO GALINHO
A equipe Sub-17 vira a chave e volta a se preocupar com a Copa do Brasil da categoria. Os comandados de Lucas Batista encaram o Porto Vitória-ES nesta terça-feira (21), em Cariacica-ES, às 15 horas. A partida que será disputada no Kleber Andrade é válida pela de ida das quartas de final.

Já para o final de semana, o foco do Sub-17 retorna ao estadual, e o adversário será o Funorte, na manhã de sábado (25), às 9 horas, na Cidade do Galo.

O time Sub-20 também fará dois duelos durante a semana. O primeiro deles, pela semifinal do Campeonato Mineiro, será disputado na quinta-feira (23), às 17 horas, no Sesc Venda Nova. O Galinho fez melhor campanha do que o rival Cruzeiro, no entanto, por questões logísticas, preferiu realizar a primeira partida sob seu mando.

Pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, o confronto também é muito importante. O adversário será o São Paulo, que disputa a liderança da competição com o Atlético. O embate ocorrerá na segunda-feira que vem (27), às 16 horas e 15 minutos, no Sesc Venda Nova.