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O Galo escolhe onde quer jogar…

O Galo escolhe onde quer jogar

Por: Betinho Marques

Assombrosos os números da torcida do Atlético no ainda corrente quadrimestre do ano. Novidade? Não! Então porque falar das redundâncias? Sem delongas, alguns números! Faremos uma sequência de textos analisando melhor os números acima, por enquanto, nesta apresentação, alerta-se para:

Os números da torcida que roda roleta

Os números Independência x Mineirão

 Há jogos para Independência, há jogos para Mineirão

Observação1: números obscuros aos documentos oficiais, apesar das controvérsias não foram considerados neste documento.

Observação2: o último jogo do Atlético no Mineirão teve um público absurdo de 44.981, uma renda de R$436.456,00, e um “lucro” patético de R$6.577,97(1,51%). Aí, talvez muitos se assustem, mas o Mineirão é feito para públicos grandes e valor de jogo superior a R$25,00 por cabeça. Ticket baixo e pouco apelo é Independência

Observação3: Independência na Libertadores leva menos público, menos criança, cobra mais pelo ticket e rendeu lucro menor. Hora do Gigante!

Públicos baixos = Indepa

Público médio e ticket médio baixo (inferior a R$15,00) = Indepa

Ticket igual ou acima de R$15,00 com apelo grande = escolher entre 22.000 no Indepa ou 46.500 no Mineirão

Público alto(superior a 32.000 pessoas) e ticket superior a R$30,00 por cabeça = Mineirão

Levar muitas crianças ou popularizar = Mineirão

Ainda antes de conclusões, deve-se considerar o investimento em fidelidade da torcida, família, crianças e perpetuação da marca. Coisas que são mais difíceis de mensurar em “lucro”, mas que são investimentos. Portanto, sem considerar contratos anteriores da PPP do Mineirão ou a parceria Atlético x BWA, deve-se avaliar a estratégia do momento da equipe, os custos e colocar no papel. Não é um simples opinar, é ter uma linha de pensamento que justifique a escolha. Há jogos para “Salão de Festas”, há jogos para o “Horto”, cabe fazer contas e ir além em alguns casos.

 Numa simulação matemática para um ticket de R$25,00 nos dois estádios, a inferência é que 22.000 pessoas no Independência = 32.200 pessoas no Mineirão. Ou seja, se a estratégia for levar mais gente, para um ticket de campeonato brasileiro, esta é uma equivalência a se pensar. A partir de um apelo superior 32.201 pessoas, é lucro levar ao Gigante, se o efeito considerado for matemático e não psicológico.

 Analisando o “espelho” da bilheteria no ano, é possível tirar o empirismo e entender que há neste documento dados que permitem escolher jogos para cada tamanho. Não precisa induzir nada, até porque são dados estatísticos. Por fim, a análise deste, precisa entender contextos e os momentos das “bolsas de valores”. O assunto não se esgota, se alimenta de bons diálogos e visões.

 

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